terça-feira, 6 de agosto de 2013

Aqui está o que é maior

Aqui está o que é maior que o templo.... Pois o Filho do Homem é Senhor do Sábado" ( Mt 12:6,9) Jesus está com seus discípulos numa lavoura. Eles têm fome e colhem espigas para comê-las. Em razão disso, alguns fariseus os questionam, afinal era Sábado. Jesus, então, lhes responde, valorizando a vida, colocando-a acima da própria compreensão farisaica do sagrado. Havia ali dois elementos tidos como sagrados: O Templo (espaço) e o Sábado (tempo). A compreensão de fé era limitada ao espaço e tempo, algo estático e determinante, legislador e fiscalizador. É verdade que tudo o que fazemos está limitado ao espaço e ao tempo, afinal, somos finitos e temporários, habitamos em um lugar por certo tempo; vivemos e morremos. Entretanto, a fé está justamente em transcender o espaço e o tempo, em nos levar a uma caminhada que está além da própria morte. Jesus apresenta o Reino de Deus, como U-TOPOS ( não lugar), como algo não limitado ao espaço e tempo, que vai sendo percebido numa caminhada - caminhada comunitária, não solitária - que está para além do tempo, para além daquilo que é visível. É percebido quando o se alimentar é mais importante que a frieza da norma (Mt12:1), quando a dor do outro é percebida e este respeitado ( Mt 12:13), quando a misericórdia é mais importante que os sacrifícios ( Mt12:7). Os fariseus enxergavam nas pessoas apenas normas, o que era e o que não era permitido. Aquilo que seria capaz de controlar, de colocar em ordem. Da mesma forma os fundamentalismos atuais se propõem a controlar e colocar em “ordem”. O fundamentalismo religioso se preocupa com dogmas, o científico enxerga a vida apenas como um elemento biológico, genético; o político - econômico com sua frieza, vê a vida apenas como possibilidade de manter estabilidade financeira, de mercado. O “sobrenaturalismo” religioso vê nas pessoas apenas meio para espetáculos. Jesus enxerga “gente” nas pessoas. Gente que se cansa, trabalha, sofre, mas que busca paz, alívio, busca vida, busca Deus. Os sinais de Jesus ensinam sobre esperança, misericórdia, alegria, libertação, nova vida. Daí sua fala “Aqui está o que é maior que o templo... Pois o Filho do Homem é Senhor do Sábado” ( Mt 12:6,9). O Reino de Deus é o ponto de partida e o ponto de chegada. Aqui realmente está o que é maior!

3 comentários:

  1. pastor abençoado q onde passa transforma atraves da palavra de DEUS tudo ao redor, cativa as pessoas c deu respeito e humildade ,verdadeiro e que tambem ouve o outro lado ,para poder instruir corretamente,seus amigos e membros ,parabens AMIGO!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótima reflexão! Olhar a vida com os olhos de Cristo e com o coração cheio de fé e compaixão.Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Pegou na veia. E inspirado pelo que escreveu, diria que o antídoto para a tirania e vilania do espaço tempo na espiritualidade hodierna é a satisfação. O conceito do reino de Deus como fruto de satisfação para o cristão nos desprende a cada dia desta realidade. Quando sou satisfeito por Deus incorporando a verdade a graça do Reino. consigo me desprender de mim, e me focar no outro, no humano. Valeu Mestre Jedi, sua reflexão me edificou e inspirou. Grande abraço.

    ResponderExcluir